Perigos

A cirurgia por vídeo-laparoscopia, método que empregamos em todos os pacientes, permite um conforto pós operatório muito maior quando comparada a outros métodos. No entanto, as primeiras horas pode haver algum desconforto ou dor de leve a moderada no abdômen. Utilizamos drogas adequadas para minimizar o problema. Uma das grandes vantagens deste método pouco invasivo é permitir que já nas primeiras horas após a operação o paciente possa sair caminhando e isto não só o protege das complicações mais graves como tromboses, embolias, atelectasias e pneumonias, como também permite melhora do desconforto abdominal.

Evitamos assim o corte que tanto preocupa os pacientes (e também os médicos) pelos riscos que eles representam. Evitamos assim as consequentes cicatrizes que permanecerão no futuro.

A recuperação é habitualmente tão rápida após a cirurgia de bypass laparoscópica que a maioria dos pacientes já estarão em casa a partir do segundo dia de pós-operatório sem a necessidade de analgésicos. Podem retomar sua vida profissional em pouco tempo, bem como voltar a dirigir seu veículo.

Todas as cirurgias apresentam algum risco de complicações, no entanto, para os obesos mórbidos estes riscos são muito menores que os riscos pertinentes a obesidade.

No longo prazo, lembramos sempre que nas cirurgias onde o alimento sofreu desvio, a absorção em especial de ferro, cálcio e vitamina B12, estará prejudicada obrigando ao consumo de suplementos nutricionais de forma permanente.

Esta é uma nova fase que se inicia, sendo necessário seguir as orientações nutricionais e praticar atividade física regular. É muito importante que o paciente esteja envolvido com as mudanças comportamentais necessárias e siga corretamente as orientações fornecidas por toda equipe, devendo adotar tais comportamentos por toda sua vida. Somente desta forma evitará no longo prazo o risco de reganho de quilos indesejáveis.




Cadastre-se aqui e receba e-mail com novidades.


Nome:

E-mail:

Copie o número no campo abaixo:

 
 
Centro Médico Campinas