Obesidade

O número de obesos no Brasil está aumentando anualmente, à semelhança do que ocorre nos países de primeiro mundo devido aos maus hábitos alimentares e sedentarismo. Apesar dos esforços dos pacientes no intuito de perder peso, sabemos que na maioria das vezes eles voltam a engordar.

Nosso grupo preocupado com estes pacientes e habilitado a executar as mais diversas cirurgias do aparelho digestivo por laparoscopia, introduziu de forma pioneira a cirurgia bariátrica vídeo-laparoscópica no final da década de 90 hospital Centro Médico de Campinas.

Existem muitas pessoas obesas, no entanto, é consenso atual que apenas indivíduos com índice de massa corpórea (I.M.C.= peso dividido pela quadrado da altura) igual ou superior a 40 kg/m2 sejam considerados como obesos mórbidos. Este grupo de pessoas apresentam habitualmente problemas de ordem psicológica, social, trabalho, sexual e de saúde. As doenças mais comuns são hipertensão, diabetes, hérnia de disco (coluna), artroses e artrites, dores em joelhos ou coluna, acido úrico elevado (gota), apneia do sono, derrames, infarto entre outros. Até mesmo o câncer de mama e endométrio nas mulheres ou câncer de próstata nos homens são mais frequentes. Estão, portanto, sujeitos a frequentes avaliações médicas com exames, tratamentos, cirurgias e até mesmo a uma vida mais curta.

Existe uma tendência muito forte em se realizar cirurgias para tratar o diabete tipo II (aquele em que o paciente adquire ao longo da vida com o ganho de peso) já em pacientes com obesidade mais leve, pois a importante transformação hormonal que se obtém pode, frequentemente, livrar o paciente deste tipo de doença e suas graves consequências.

Considera-se que pacientes com IMC maior ou igual a 40 kg/m2 ou ainda aqueles que apresentam índice entre 35 kg/m2 e 40 kg/m2 na concomitância de alguma das doenças ocasionadas pela obesidade, têm indicação, na maioria das vezes, ao tratamento cirúrgico.

Esta é a melhor forma para o paciente perder peso de maneira eficaz e, mantê-lo adequado definitivamente.





Tire suas dúvidas:




Cadastre-se aqui e receba e-mail com novidades.


Nome:

E-mail:

Copie o número no campo abaixo:

 
 
Centro Médico Campinas