Notícias sobre Cirurgia

Tosse Crônica e Doença do Refluxo


Eficácia da cirurgia anti-refluxo para a cura da tosse crônica associada com a doença do Refluxo Gastroesofágico 

A eficácia da terapia cirúrgica para a tosse crônica, secundária à doença do refluxo gastroesofágico permanece controverso. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da cirurgia e identificar o perfil clínico pré-operatório que pode prever os efeitos positivos do tratamento de tosse crônica.

Estudo

Dos 299 pacientes que se submeteram à cirurgia anti-refluxo, entre 1995 e 2010, 67 pacientes foram afetados pela tosse crônica e sintomas típicos. Além disso, foram seleccionados 83 pacientes com sintomas típicos para formar o grupo de controlo, de acordo com os parâmetros de idade, sexo, e o período de actividade cirúrgica. No pré-operatório, todos os pacientes foram submetidos a um hemograma, incluindo a avaliação dos sintomas, esofagograma, endoscopia digestiva alta, manometria esofágica, e 24 h de gravação pH ou impedância intraluminal / monitoramento do pH na ausência de esofagite. Os pacientes com tosse crônica também foram administrados uma alta resolução de tomografia computadorizada do tórax, um teste de metacolina, e espirometria. A cirurgia foi realizada em pacientes positivos para a doença do refluxo gastroesofágico e negativos para doenças pulmonares. Os pacientes foram acompanhados por um período médio de 84 meses após a cirurgia.

Resultados

Não foram encontradas diferenças significativas nos sintomas de refluxo pré-operatórios ou esofagite entre os dois grupos. Após a cirurgia, tosse crônica esteve ausente em 57 (85%) pacientes. Dos dez pacientes que ainda relatados tosse crônica, sintomas de refluxo recaída em cinco, dois dos quais desenvolveram esofagite. Nos outros cinco pacientes, os sintomas típicos estavam ausentes, e sua tosse crônica tinha melhorado, mas não tinha desaparecido.

Conclusões

 A cirurgia é eficaz para o tratamento da tosse crônica, secundária à doença do refluxo gastroesofágico, principalmente se associada a grave e de longa data sintomas típicos.

World Journal of Surgery

Janeiro de 2015, Volume 39, Issue 1 , pp 208-215

Autores do trabalho:

Marialuisa Lugaresi , Beatrice Aramini , Niccolò Daddi , Fabio Baldi , Sandro Mattioli

 


MAIS NOTÍCIAS


08/04/2017

CIRURGIA BARIÁTRICA PELO CONVÊNIO DA UNIMED

17/10/2016

XXI CONGRESSO MUNDIAL DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CIRURGIA BARIÁTRICA

09/06/2016

25 ANOS DE CIRURGIA VIDEOLAPAROSCOPICA

22/01/2015

Tosse Crônica e Doença do Refluxo

22/12/2014

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

30/09/2014

CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA

10/09/2014

CONGRESSO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CIRURGIA DE OBESIDADE

29/05/2014

Equipe Gastrosite participa de Congresso no Panamá

27/11/2013

CURSO AVANÇADO DE CIRURGIA DIGESTIVA

10/10/2013

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DE OBESIDADE



Cadastre-se aqui e receba e-mail com novidades.


Nome:

E-mail:

Copie o número no campo abaixo:

 
 
Centro Médico Campinas