A importância do cálcio após a cirurgia bariátrica


estrutura óssea do organismo.Sua absorção ocorre no intestino e depende da vitamina D.

Após a cirurgia de obesidade a absorção do cálcio fica compremetida e a reposição de cálcio e vitamina D é necessária,principalmente em mulheres com mais de 50 anos de idade.

O envelhecimento é caracterizado por diminuição da absorção de cálcio e isso associado a ingestão inadequada e má absorção pode resultar em diminuição da massa óssea e osteoporose.

As recomendações nutricionais de cálcio são para mulheres de 18-40 anos de 800-1000mg ;para mulheres acima de 40 anos 1200 mg/dia e para mulheres pós menopausa 1500 mg/dia.

Os alimentos fontes de cálcio incluem o leite ,iogurte,queijo,iogurtes enriquecidos com cálcio.Sardinhas,salmão,espinafre,feijão branco ,soja couve são bons alimentos que contém cálcio ;entretanto são menos absorvidos pelo organismo quando comparados aos alimentos de origem animal.

Após a cirurgia bariátrica o paciente deverá consumir na rotina alimentar duas ou três vezes ao dia alimentos ricos em cálcio além do suplemento prescrito pela nutricionista ou médico da equipe.A melhor forma de absorção do cálcio suplementado é citrato ou quelato e os pacientes devem ser monitoradas com parâmentros bioquímicos como cálcio iônico,paratohôrmonio,vitamina D e magnésio.


Daniela V. Mônaco Ferreira / Nutricionista




Cadastre-se aqui e receba e-mail com novidades.


Nome:

E-mail:

Copie o número no campo abaixo:

 
 
Centro Médico Campinas